Brinquedos recomendados de acordo com a idade da criança, bebê, crianças, Natal, presente, Teoria cognitiva, mediQuo

Brinquedos recomendados de acordo com os 4 estágios de desenvolvimento

A brincadeira é de vital importância em bebês e crianças, pois influencia seu desenvolvimento. É por isso que devemos olhar para a idade recomendada para o brinquedo, pois cada fase do desenvolvimento possui suas características, portanto, nem todos os brinquedos são adequados para a idade.

Então vamos ver qual é o padrão seguido nas etapas e qual seria o mais recomendado para presentear no Natal, nos aniversários ou em qualquer outro momento.

Em primeiro lugar, vamos identificar os benefícios de jogar. Os jogos irão ajudá-lo a:

  • Desenvolva sua criatividade e imaginação
  • Explore o mundo e o que os cerca
  • Descubra seu corpo e capacidades
  • Estabeleça relações sociais e aprenda a compartilhar

Para que possamos entender o padrão que o desenvolvimento segue em bebês e crianças, vamos ter em mente a teoria cognitiva do cientista Jean Piaget, na qual ele diferencia os 4 estágios ou estágios do desenvolvimento das capacidades mentais.

Estágio sensomotor, do nascimento aos 2 anos

Nesta fase, os bebês precisam explorar seu ambiente e se relacionar, por isso é muito importante que os brinquedos os ajudem a estimular seus sentidos e descobrir seu corpo e capacidades. Portanto, devemos nos certificar de que os brinquedos são adequados e resistentes, permitindo que eles os segurem, batam e joguem no chão quantas vezes quiserem, sem risco para eles. Quando eles começam a engatinhar, é importante que esses brinquedos possam rolar para desenvolver suas habilidades motoras.

Fase pré-operatória, de 2 a 7 anos

Nesse estágio, as crianças começam a brincar assimilando o mundo real em que se encontram e começam a desenvolver suas emoções. É uma fase ou fase em que se inicia o jogo simbólico, ou seja, durante o jogo começarão a imaginar situações e objetos, se interessarão por jogos com regras adequadas a cada idade.

Estádio de Operações Específicas, dos 7 aos 12 anos

Nesse estágio, as crianças desenvolvem sua capacidade de pensamento abstrato e são capazes de chegar a conclusões lógicas. É um bom momento para aumentar o interesse pela leitura, por jogos em grupo que tratam de ciências, esportes e cultura.

Estádio de Operações Formais, a partir dos 12 anos

A partir dos 12 anos, o cérebro humano é potencialmente capaz de funções cognitivas realmente abstratas, uma vez que já estabeleceu as capacidades anteriores e tem a capacidade de resolver problemas por meio do manejo de diversas variáveis. Se optarmos por brindes tecnológicos, devemos ter em mente que, além das inúmeras vantagens que oferecem, também apresentam riscos. Os brinquedos de tecnologia conectada oferecem novas funcionalidades e é importante escolher aquelas adequadas à idade e maturidade da criança, por isso é importante saber se a criança estará preparada para usá-los com segurança.

A regra dos 4 presentes

A regra dos 4 dons consiste em selecionar 4 dons, não mais um, tendo em consideração os 4 princípios fundamentais:

  1. Algo para carregar
  2. Algo para ler
  3. Algo que eles desejam
  4. Algo que eles precisam

Aplique esta regra e evite a avalanche de brinquedos com seus filhos. Este ano mais qualidade do que quantidade. Seja qual for a idade, não pare de brincar com eles.

Seja qual for a idade, não pare de brincar com eles.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta