Características, tratamento de insônia, hipnóticos, sono restaurador, benzodiazepínicos, saúde, saúde mental, Sara Márquez, psiquiatra, mediQuo

As manifestações mais caracteristicas da insônia

As manifestações mais caracteristicas da insônia são as dificuldades em adormecer ou em permanecer no sono ou em acordar muito cedo. Em suma, a falta de uma boa noite de sono.

Falamos sobre insônia:

  1. Quando os problemas de qualidade e / ou quantidade com o sono excedem uma intensidade que os torna intoleráveis.
  2. Quando há dificuldades na capacidade de adaptação da pessoa às consequências negativas derivadas desses problemas, causando sintomas como: distúrbios do humor, dificuldade de concentração, sonolência com dificuldade em adormecer durante o dia, cansaço físico e mental, estado nervosismo geral, tensão e ansiedade.
Sono e insônia em idosos

Os idosos não dormem menos, mas dormem de forma diferente. O sono fica mais leve e os despertares noturnos são mais frequentes.
As mudanças de vida relacionadas à aposentadoria, a maior incidência de problemas de saúde e o maior uso de medicamentos influenciam no sono dos idosos.

Existem dois tipos principais de insônia
  • Insônia primária: quando a causa que a causa não é facilmente identificada ou não está associada a nenhuma outra doença
  • Insônia secundária: surge como consequência de diferentes causas, como doença, transtorno mental, consumo de certas substâncias ou medicamentos ou existência de problemas ambientais (ruído, temperatura) ou sociais (problemas familiares e de trabalho, mudanças no horário de trabalho ou viagens).

Mas dependendo da duração da insônia, também pode ser encontrado:

  • Insônia transitória: sua duração é inferior a uma semana.
  • Insônia aguda ou de curta duração: dura de uma a quatro semanas.
  • Insônia crônica: dura quatro semanas ou mais.

Existem muitos fatores que influenciam o início e a manutenção da insônia. Entre os mais importantes estão os psicológicos (tendência a dar a volta por cima, dificuldades em lidar com emoções negativas, crenças errôneas em relação ao sono, com os consequentes hábitos inadequados), estresse e medo de não dormir. Às vezes, fatores hereditários ou familiares e fatores sócio-ocupacionais que podem influenciar o aparecimento de insônia também podem ser levados em consideração.

Leia aqui os tratamentos para insônia.

Texto. Dra. Sara Márquez, psiquiatra.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta