Metamizol, analgésico, antipirético. MediQuo, seu amigo médico. Bate-papo médico. Nolotil.

Metamizol, um analgésico poderoso para dores agudas

Às vezes temos dores e não sabemos o que tomar, se é um Nolotil, um Paracetamol ou um Ibuprofeno. Parece que vale tudo para tudo, mas não é. O metamizol é um analgésico não opioide comumente usado na medicina para tratar a dor. Assim como o paracetamol é mais usado para dores de cabeça, por exemplo, ou o ibuprofeno para dores com base na inflamação, o metamizol é usado para dores agudas. Metamizol e dipirona são dois nomes para a molécula ou ingrediente ativo. Depende em qual país um termo ou outro é mais usado. Nolotil é o nome comercial na Espanha e nos países da América Latina é conhecido como Novalgina ou Antalgina. Se você é um daqueles que usam metamizol em primeiro lugar para aliviar sua dor de cabeça, deve saber que não é o medicamento mais adequado para isso. Nossa recomendação é que você opte por analgésicos mais brandos com menos efeitos colaterais, como o paracetamol. Você sabe quando tomar ibuprofeno ou paracetamol? Este artigo vai tirar suas dúvidas.

Este analgésico acalma as cólicas ou espasmos musculares. Por exemplo, pode aliviar uma forte dor de dente, desconforto pós-operatório ou cólica renal. Também funciona no tratamento de febres altas que não respondem a outros medicamentos. No entanto, é uma droga muito poderosa, pois seu efeito colateral mais sério pode ser agranulocitose e outros menos graves, mas também consideráveis, como alergias nas membranas mucosas, pele e problemas digestivos.

Quando dizemos agranulocitose, queremos dizer a diminuição dos granulócitos na corrente sanguínea. Estas serão a causa de sintomas como febre, dificuldades respiratórias, úlceras e fadiga. É por isso que a venda deste produto tem sido limitada e sempre será administrado sob receita médica.

Como podemos encontrar?

  • Cápsulas: O mais comum é que o médico prescreva as cápsulas, que são indicadas para maiores de 15 anos. Você pode tomar um a cada 6 a 8 horas com um pouco de água. Para certos tipos de dor, pode ser necessária uma dose maior.
  • Ampolas: caso seja necessária uma dose maior, o médico pode prescrever ampolas injetáveis ​​por via intramuscular ou intravenosa. O comum é injetar uma a cada 8 horas, no máximo três ampolas por dia.
  • Via oral: Embora o recipiente indique claramente que se trata de um injetável, em alguns casos específicos, se o médico considerar, podem ser tomados diretamente por via oral. Como se destinam a ser injetados, não têm sabor agradável; Por isso uma opção é tomar com um pouco de suco; neste caso, a dose é geralmente de meia ou uma ampola a cada 8 horas, com um máximo de 3 por dia e não mais de 7 dias consecutivos.

Precauções ao tomá-lo

É o médico que deve avaliar se você pode ou não tomar metamizol (nolotil), pois embora na maioria das vezes nada aconteça, pode haver efeitos colaterais que devem ser avaliados. Por exemplo, se você tende a ter pressão arterial baixa, lembre-se de que ela pode baixá-la ainda mais. Ou se você estiver se tratando para hipertensão, isso pode alterar a eficácia de seus anti-hipertensivos.

Em primeiro lugar, estas duas precauções principais devem ser tomadas:

  • Nolotil não deve ser tomado com álcool.
  • Se você esquecer uma dose, não tome o dobro para compensar.
  • Não tome se estiver no terceiro trimestre da gravidez ou se estiver amamentando.

*Conteúdo validado pela equipe médica da mediQuo.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

 

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

1 comentario

  1. Sónia Costa no 8:15 pm

    Gostaria de saber quantos dias posso tomar os comprimidos

Deixe uma resposta