A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) bastante comum que pode afetar homens e mulheres. Causa infecções nos órgãos genitais, reto e garganta.
As formas de transmissão são sexo anal, vaginal e oral com uma pessoa portadora da doença. Também deve ser observado que uma mulher grávida com gonorreia pode transmitir a infecção ao bebê durante o parto.
Prevenção de gonorréia
A gonorreia pode ser prevenida se você tiver um relacionamento com uma pessoa de forma monogâmica e essa pessoa tiver resultados negativos para gonorreia, ou usando preservativos de látex e protetores dentais para sexo oral feminino ou anilingus, corretamente sempre que você tiver um relacionamento sexual.
Como posso saber se tenho gonorreia?
Os homens às vezes não apresentam sintomas. Quando ocorrem, podem consistir em:
- Queimação ou dor ao urinar.
- Secreção branca, amarela ou esverdeada do pênis.
- Edema ou dor nos testículos (embora esse sintoma seja menos comum).
As mulheres geralmente não apresentam sintomas e, quando os apresentam, costumam ser confundidas com uma infecção vaginal ou da bexiga. Alguns sintomas que podem apresentar são:
- Dor ou ardor ao urinar.
- Aumento do corrimento vaginal.
- Sangramento vaginal entre os períodos.
No reto, as complicações que podem ocorrer variam de coceira anal a evacuações dolorosas, sangramento ou secreções.
Tratamento para gonorreia
Com o tratamento correto, tomando os remédios que o médico prescreve, a gonorréia tem cura. Embora a infecção seja interrompida com medicamentos, eles não reparam os ferimentos permanentes que a doença causou.
As cepas de gonorreia resistentes a medicamentos estão aumentando a cada dia, tornando alguns casos mais difíceis de tratar.
O que acontece se eu não me cuidar?
Se a gonorréia não for tratada, pode causar sérios problemas de saúde para mulheres e homens.
Nas mulheres, pode causar doença inflamatória pélvica, que é uma infecção dos órgãos reprodutivos da mulher. Essa condição pode levar a:
- Bloqueio das trompas de falópio devido à formação de tecido cicatricial.
- Gravidez fora do útero ou gravidez ectópica.
- Incapacidade de engravidar ou infertilidade.
- Dor pélvica ou abdominal crônica.
Nos homens, a gonorreia não tratada pode causar uma condição dolorosa nos dutos dos testículos. Nos piores casos, embora seja raro, a gonorreia pode se espalhar para o sangue ou para as articulações. O fato de você ter sido tratado para gonorreia não significa que você não possa ser infectado novamente. O mais aconselhável é tomar as medidas de precaução que descrevemos acima.
*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.
Precisa de ajuda? Consulte o profissional no chat.
Qual o remédio pra eliminar de vez a gornorreia??
Boa noite,
Talvez seja necessário a extração total do teu piruzinho, embora seja menos comum… Temos que essa solucao para sanar esse problema