Embora os dados reflitam que, em comparação com os adultos, poucas crianças ficaram doentes com COVID-19, as crianças também podem ser infectadas por este vírus e podem infectar outras pessoas. Apesar de não apresentar sintomas (assintomáticos), ainda podem transmiti-lo.
A maioria das crianças com COVID-19 não apresenta sintomas ou apresenta sintomas leves. No entanto, certas crianças podem ficar gravemente doentes com COVID-19, necessitando de internação hospitalar, cuidados intensivos ou assistência mecânica para ajudá-las a respirar (oxigênio ou em casos mais graves ventilação mecânica: respirador). Em casos raros, pode até ser fatal.
Nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma condição rara, mas séria, associada ao COVID-19 em crianças, chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças (MIS-C), está sendo investigada. O que causa o MIS-C e quem corre maior risco de desenvolvê-lo ainda é desconhecido.
É uma condição que envolve a inflamação de diferentes partes do corpo, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou órgãos gastrointestinais. A investigação ainda não encontrou a causa. No entanto, concluiu-se que muitas crianças com MIS-C tinham o coronavírus ou foram próximas de alguém com COVID-19. A MIS-C pode ser séria, até fatal, mas a maioria das crianças que foram diagnosticadas com essa condição melhorou com os cuidados médicos.
Qual é o grupo de risco
Bebês com menos de 1 ano de idade podem ter maior probabilidade de adoecer gravemente devido ao COVID-19, e outras crianças, independentemente de sua idade, com estas condições também podem ter maior risco de adoecer gravemente:
- Asma ou doenças pulmonares crônicas
- Diabetes
- Condições genéticas, neurológicas ou metabólicas
- Anemia falciforme
- Doença cardíaca desde o nascimento
- Imunossupressão (sistema imunológico enfraquecido ou por tomar medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico)
- Complexidades médicas (crianças com várias doenças crônicas que afetam várias partes do corpo e que dependem de tecnologia e assistência para o seu dia a dia)
- Obesidade
Esta lista não inclui todas as condições, uma vez que pesquisas estão sendo realizadas continuamente, à medida que mais informações se tornam disponíveis, os pesquisadores continuarão a atualizar e compartilhar informações sobre o risco de doenças graves em crianças.
Quais sintomas observar
Os sintomas da COVID-19 são semelhantes em adultos e crianças e se assemelham aos de outras doenças comuns: alergias, resfriado comum ou faringite. Tosse e febre são os sintomas mais comuns de COVID-19 em crianças, mas eles podem ter qualquer um destes sinais ou sintomas associados:
- Febre ou calafrios
- Tosse
- Snot ou congestão nasal
- Perda recente de cheiro ou sabor
- Odinofagia (dor de garganta)
- Dificuldade em respirar (sensação de falta de ar)
- Diarréia
- Náusea ou vômito
- Dor de estômago
- Astenia (cansaço)
- Dor de cabeça (dor de cabeça)
- Dores musculares e corporais
- Pouco apetite ou má alimentação, especialmente em bebês com menos de 1 ano de idade
É por tudo isto que embora as crianças não suportem o pior desta pandemia em termos de padecimento da doença, não devemos baixar a guarda, porque conforme explicado neste artigo também podem ser afectadas.
Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.