Consultas frequentes em psiquiatria. MediQuo

Consultas frequentes em psiquiatria

A crise sanitária que começou em 2020 e suas consequências a nível social (isolamento social durante o confinamento) e econômico (fechamento de negócios, perda de empregos) têm favorecido um aumento nas consultas de Saúde Mental, seja por transtornos preexistentes agravados pela situação atual, seja por quadros que surgiram nos últimos meses relacionados às causas mencionadas.

A pandemia também veio sobrecarregar o já saturado sistema de saúde pública, que não consegue lidar com o volume de consultas que surgiram em psiquiatria e psicologia, levando as pessoas a buscarem soluções para seus problemas de saúde na internet.

A seguir, detalhamos as Top 5 consultas em psiquiatria na MediQuo
  1. Hipocondria e outros sintomas de ansiedade: preocupação excessiva/medo de contrair doenças, mesmo após consultar vários profissionais e realizar múltiplos testes normais. Isso é vivido com intensa angústia, levando a múltiplas consultas médicas na busca por um “diagnóstico”. Também há consultas por preocupação excessiva em diversos aspectos da vida da pessoa, como saúde, economia, relacionamentos, gerando ansiedade constante ou crises de pânico.
  2. Sintomas depressivos: pensamentos negativos sobre si mesmo, o mundo e o futuro, tristeza, perda de interesse em atividades habituais, desesperança, choro, problemas de sono e alimentação, pensamentos de morte. Esses são sintomas de um quadro que pode se tornar grave e incapacitante.
  3. Insônia: dificuldade em conciliar o sono, mantê-lo ou acordar prematuramente, pesadelos, alterações no ritmo do sono devido a turnos de trabalho ou doenças médicas. Esses são os principais problemas relacionados ao sono pelos quais cada vez mais as pessoas procuram ajuda. O sono é uma atividade fisiológica básica para equilíbrio físico e emocional, e sua alteração leva à perda de qualidade de vida.
  4. Dependência emocional e problemas de casal: o isolamento social levou a uma convivência mais estreita de casais e famílias, revelando problemas que podem passar despercebidos na rotina habitual, mas que agora se tornaram evidentes. Surgem crises de casal e familiares, muitas vezes difíceis de lidar devido à falta de autoestima, ferramentas pessoais para enfrentar a separação, falta de capacidade econômica, causando grande sofrimento emocional.
  5. Dúvidas sobre psicofármacos: a sobrecarga no atendimento, a falta de contato direto com o profissional e o aumento das consultas telefônicas rápidas propiciam o aumento da prescrição de psicofármacos (principalmente ansiolíticos) sem a adequada exploração do paciente ou instruções adequadas sobre o medicamento prescrito. Isso, somado ao excesso de informações na internet, onde qualquer pessoa pode oferecer sua própria experiência e visão sobre os psicofármacos, leva a uma grande desinformação e medo ao tomar medicamentos seguros e eficazes, desde que sejam devidamente orientados por um profissional.

Na consulta de Psiquiatria da MediQuo, atendo a essas e muitas outras questões relacionadas à saúde mental (abuso de substâncias, transtornos obsessivos, distúrbios alimentares, etc.), ajudando muitas pessoas a recuperar seu bem-estar emocional nestes tempos tão complexos.

Se precisar, consulte-me! Ficarei feliz em ajudar.

*Conselho validado pela equipe médica da mediQuo.

Tem dúvidas? Consulte no chat!

Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta