A morte súbita geralmente ocorre devido a uma doença cardiovascular previamente existente, mas também há o registro de casos de pessoas que não tinham nenhuma patologia prévia desse tipo.
Os casos de jogadores de futebol como Antonio Puerta em 2007 ou Patrick Ekeng em 2016 chamaram a atenção de todos, levando a uma maior consciencialização da população para este problema.
Mas por que essas falhas cardíacas acontecem em adultos em plena vida?, Como elas podem ser prevenidas?, O fato de que também está entre atletas ou esportistas deve me levar a deixar o esporte? Respondemos a todas essas perguntas na próxima seção.
Por que isso acontece?
A morte súbita é causada por parada cardíaca em uma pessoa que parece ser saudável. A principal causa é a fibrilação ventricular, o que significa que o coração perde sua capacidade de se contrair de forma organizada e para de bater. As 10 principais dicas médicas para cuidar do seu coração estão aqui.
A pior coisa sobre uma morte súbita é que em poucos minutos o paciente perde o pulso, depois a consciência e a capacidade de respirar. É por isso que temos de agir rapidamente. Se a vítima não tiver tratamento médico imediato, a consequência fatal é a morte.
Cinco das causas mais prováveis de morte súbita são:
- Arritmias;
- Infarto do miocárdio;
- Um derrame;
- Embolia pulmonar maciça;
- Catástrofe aguda da aorta.
Se houver atenção imediata, o paciente pode ser reanimado por ressuscitação cardiopulmonar adequada, ou seja, o desaparecimento da arritmia e a recuperação do paciente.
Pode-se evitar a morte súbita?
Todos nós podemos fazer mais para evitar a morte súbita. Sabemos que o coração é um órgão fundamental para o transporte de sangue e das substâncias que ele contém através de veias e artérias. A cada batida, o coração expele sangue para a aorta e a partir disso atinge todo o nosso corpo. Quando o sangue dá oxigênio e seus nutrientes para as células, ele é coletado nas veias, que o devolvem ao coração.
Os principais fatores de risco cardiovascular são:
- Colesterol;
- Diabetes;
- Tabagismo;
- Hipertensão;
- Herança genética;
- Stress;
- Obesidade;
- Frequência cardíaca.
Recomendamos que você tenha uma vida saudável, não fume, não abuse do álcool e tenha uma dieta saudável e equilibrada.
Devo deixar de praticar esportes?
Não. O esporte é o que nos pode ajudar a mitigar o stress, mas temos de o praticar com prudência e pouco a pouco. Você não pode, depois de anos sem fazer esportes, começar a fazer uma corrida a toda velocidade.
O que recomendamos é que avalie a sua situação física basal e se tiver fatores de risco como tensão arterial elevada, colesterol, diabetes mellitus ou hábitos tóxicos, faça um exame médico inicial para realizar exercício físico com mais tranquilidade e sem preocupações.
*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.