Você tem apetite e come de tudo, mas ainda perde peso? Pode ser ou não uma boa notícia: você pode ter hipertireoidismo e não saber.
Como mencionamos no artigo sobre a dieta do hipotireoidismo, a glândula tireoide está localizada no pescoço e tem a função de regular o metabolismo, por meio da produção de dois hormônios: T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina). Esses hormônios tireoidianos são essenciais para sintetizar proteínas e aumentar a quantidade de oxigênio utilizada pelas células. Eles desempenham um papel importante no período de crescimento e desenvolvimento.
O hipertireoidismo é gerado quando há uma produção excessiva de hormônios tireoidianos, o que provoca a aceleração das funções dos órgãos.
É uma doença que atinge cerca de 1% da população, principalmente em mulheres entre 30 e 40 anos.
Quais são os sintomas?
Você pode sentir os seguintes sintomas:
- Perda de peso, apesar de ter apetite
- Ansiedade
- Palpitações
- Insônia
- Suor excessivo
- Fraqueza muscular
- Inchaço na região do pescoço (bócio)
Quais são as causas?
Existem três causas principais que levam ao hipertireoidismo:
- Doença de Graves. É a causa mais comum. É uma doença autoimune na qual os anticorpos do sistema imunológico estimulam “erroneamente” a glândula tireóide a produzir T4 em excesso. Os anticorpos atacam erroneamente a tireoide e, às vezes, o tecido atrás dos olhos (oftalmopatia de Graves) e a pele (dermopatia de Graves).
- Nódulos da tireóide. É quando um ou mais adenomas da tireoide produzem T4 em excesso. Um adenoma é um tumor benigno que se desenvolve dentro da glândula, que pode causar aumento da tireóide.
- Tireoidite. É uma inflamação que pode fazer com que o excesso de hormônio tireoidiano armazenado na glândula vaze para a corrente sanguínea.
O que posso comer para neutralizar isso?
O segredo é controlar a ingestão de iodo, pois estimula a produção dos hormônios tireoidianos, e o que você precisa é reduzi-la. Evite o sal iodado e substitua-o por um sal dietético. No entanto, a dieta é um suporte para o tratamento com medicamentos que seu médico deverá avaliar.
Outros alimentos ricos em iodo a evitar:
- Alho, aveia, coco, avelã, morango, soja, girassol, lentilha, tomate, maçã, manga, tâmaras, pistache, caju, castanha do Brasil, abacaxi, ervilha, amêndoa, damasco, espinafre, feijão e milho.
- Ervas ou especiarias que devem ser evitadas: erva-doce, hera moída, ginseng e canela.
- Algas e crustáceos, pois contêm muito iodo.
Alimentos que você deve incluir em sua dieta:
- Alimentos da família dos crucíferos (brócolis, repolho, couve de Bruxelas, rúcula, couve-flor, nabo, rabanete, etc.), devido à sua capacidade de inibir a absorção de iodo.
- Legumes.
- Nozes, como castanhas, nozes ou amendoim.
- Aipo, laranja, limão, abóbora, figo ou alface.
- Pimentas, pepinos, cenouras, abacate, ameixas, berinjelas, pêssegos e trigo.
- Romã e uva, que diminuem a produção dos hormônios tireoidianos.
- Cebola, aspargo, endívia, melão, salsa ou batata, alimentos ricos em lítio.
*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.
Têm dúvidas?
Minha garganta ta alta bocio tenho engordado sinto dor d cabeca palpitacies muita fome suor
Olá Juliana. Consulte nossos consultores/médicos no chat. Baixe o aplicativo neste link https://bit.ly/2AXP9Dk, estamos esperando por você!
Boa noite tenho hipertireoidismo mais minha alimentação tá errada sinto muito esquenta por dentro no corpo o que deve fazer comida muito doce
Boa tarde estou muito magrinha já nem sei o que fazer tenho hipertiroidismo