As manifestações mais caracteristicas da insônia são as dificuldades em adormecer ou em permanecer no sono ou em acordar muito cedo. Em suma, a falta de uma boa noite de sono.
Falamos sobre insônia:
- Quando os problemas de qualidade e / ou quantidade com o sono excedem uma intensidade que os torna intoleráveis.
- Quando há dificuldades na capacidade de adaptação da pessoa às consequências negativas derivadas desses problemas, causando sintomas como: distúrbios do humor, dificuldade de concentração, sonolência com dificuldade em adormecer durante o dia, cansaço físico e mental, estado nervosismo geral, tensão e ansiedade.
Sono e insônia em idosos
Os idosos não dormem menos, mas dormem de forma diferente. O sono fica mais leve e os despertares noturnos são mais frequentes.
As mudanças de vida relacionadas à aposentadoria, a maior incidência de problemas de saúde e o maior uso de medicamentos influenciam no sono dos idosos.
Existem dois tipos principais de insônia
- Insônia primária: quando a causa que a causa não é facilmente identificada ou não está associada a nenhuma outra doença
- Insônia secundária: surge como consequência de diferentes causas, como doença, transtorno mental, consumo de certas substâncias ou medicamentos ou existência de problemas ambientais (ruído, temperatura) ou sociais (problemas familiares e de trabalho, mudanças no horário de trabalho ou viagens).
Mas dependendo da duração da insônia, também pode ser encontrado:
- Insônia transitória: sua duração é inferior a uma semana.
- Insônia aguda ou de curta duração: dura de uma a quatro semanas.
- Insônia crônica: dura quatro semanas ou mais.
Existem muitos fatores que influenciam o início e a manutenção da insônia. Entre os mais importantes estão os psicológicos (tendência a dar a volta por cima, dificuldades em lidar com emoções negativas, crenças errôneas em relação ao sono, com os consequentes hábitos inadequados), estresse e medo de não dormir. Às vezes, fatores hereditários ou familiares e fatores sócio-ocupacionais que podem influenciar o aparecimento de insônia também podem ser levados em consideração.
Leia aqui os tratamentos para insônia.
Texto. Dra. Sara Márquez, psiquiatra.
Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.