O pé de atleta é uma condição muito comum no verão, que pode ser difícil de se livrar, mas é fácil de evitar com as seguintes recomendações.
Fungo do pé?
O pé do atleta, também conhecido como “ringworm of the foot”, é uma infecção da pele causada pelo fungo Trichophyton. O nome pé de atleta vem do fato de que é muito comum encontrá-lo no calçado dos atletas, o que, estando fechado, cria um ambiente quente e úmido, muito adequado para o desenvolvimento de fungos. Normalmente aparece entre os dedos dos pés e pode se estender até a sola e o calcanhar. É altamente contagioso e nos meses mais quentes, quando tendemos a andar descalços por períodos de tempo mais longos, especialmente em superfícies úmidas como chuveiros e piscinas públicos, vestiários, saunas, etc., é quando mais facilmente podemos contraí-lo. Na verdade, oito em cada dez casos de pé de atleta ocorrem nesta época do ano.
CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO DERMATOLOGISTA
Os sintomas que podem nos ajudar a suspeitar do pé do atleta são:
- Coceira.
- Pele rachada e descamada entre os dedos, solas e lados dos pés.
- Pele avermelhada.
- Sensação de queimação
- Bolhas e úlceras.
- Mau cheiro.
O pé do atleta pode afetar um ou ambos os pés e se você coçar com freqüência, pode se espalhar para suas mãos.
Há três tipos de pé de atleta:
- Interdigital: este é o mais comum e geralmente aparece entre os menores dedos dos pés. Ela pode se espalhar por todo o pé.
- Mocassin: caracterizado por escamação e espessamento da pele. Ela pode afetar as unhas (onicomicose).
- Vesicular: esta é a menos comum e se caracteriza por bolhas cheias de líquido na parte inferior do pé.
O que você pode fazer se pegar?
Só porque você tem coceira, ardor e mau cheiro não significa que você tem pé de atleta. Para ter certeza, uma amostra de pele deve ser colhida para testes de laboratório para confirmar a presença do fungo.
Para tratar o pé do atleta, são utilizados medicamentos antifúngicos em forma de creme ou pó e aplicados diretamente sobre a pele 1-2 vezes ao dia durante várias semanas. Os tratamentos mais eficazes são miconazol, cetoconazol e clotrimazol, e geralmente estão disponíveis nas farmácias. Em casos mais graves, seu médico pode prescrever medicação oral.
Como posso evitá-los?
Para evitar o pé do atleta, siga estas dicas simples:
- Mantenha seus pés limpos e secos, especialmente entre os dedos dos pés. Lavá-los com água e sabão duas vezes ao dia.
- Use meias de algodão e troque-as frequentemente para manter seus pés secos.
- Usar sandálias em chuveiros públicos ou piscinas.
CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO DERMATOLOGISTA
Se você usar calçados fechados por longos períodos ou frequentar locais públicos úmidos onde o fungo possa ser encontrado, manter os pés secos, fazer uso de talco antifúngico ou antisséptico ajudará a prevenir infecções e manter a saúde dos seus pés.
*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.
Precisa da ajuda de um profissional? Consulte no chat.