Você acabou de fazer os exames de sangue e ainda tem dúvidas sobre as plaquetas altas ou baixas, não se preocupe, vamos explicar porque isso acontece e como você pode remediar.
As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células do sangue responsáveis pela coagulação normal do sangue. Quando há um corte em um dos vasos sanguíneos, as plaquetas grudam no local, enviam sinais químicos para obter mais ajuda e se conectam para formar um tampão. Uma vez que o tampão é formado, a coagulação é ativada. Com a coagulação, o sangue perde seu estado líquido até o desenvolvimento de um coágulo. Isso permite que o sangue pare de fluir através de um vaso rompido.
Quais são os níveis de plaquetas ideais?
Ter plaquetas em níveis normais é importante. Se você tiver plaquetas baixas, poderá ter sangramento interno, enquanto se tiver plaquetas altas, podem formar-se coágulos que podem ser bastante prejudiciais. Os níveis ideais de plaquetas no sangue devem variar de 150.000 a 450.000 mm3.
O que acontece se você tiver plaquetas altas?
O mais comum é que você tenha plaquetas altas devido a um processo inflamatório ou à falta persistente de ferro. Essa falta de ferro pode ser causada por:
- Se for uma mulher em idade fértil, é normal que menstruações abundantes diminuam os níveis de ferro e, portanto, aumentem as plaquetas.
- Se for um homem, a deficiência de ferro (diminuição do ferro no sangue) pode ser uma indicação de perda oculta de sangue, embora possa haver outras causas.
Em relação às doenças inflamatórias crônicas, a colite ulcerosa ou artrite reumatoide podem estar relacionadas ao aumento dos níveis de plaquetas.
O problema com as plaquetas altas também pode estar na medula óssea, quando alguma mutação genética faz com que as células-tronco produzam plaquetas em excesso. Se o aumento das plaquetas for devido à última causa, há um risco aumentado de trombose ou formação de coágulos.
Os alimentos que você pode ingerir para diminuir a contagem de plaquetas são alho, peixes e frutas. E os alimentos a evitar são aqueles com vitamina K, como repolhos, vegetais de folhas verdes e carne vermelha.
O que acontece se as plaquetas estiverem baixas?
A diminuição das plaquetas pode ser devido a:
- Infecções virais ou bacterianas.
- Doenças autoimunes: o corpo produz anticorpos que atuam contra as próprias plaquetas.
Ter plaquetas abaixo de 50.000 está associado a um alto risco de sangramento. Nesse caso, os alimentos que você pode consumir para aumentar as plaquetas são vegetais, nozes e frutas com vitamina C e K, como kiwi, morango ou laranja.
*Conteúdo validado pela equipe médica da mediQuo.
Têm dúvidas?