Anti-histamínicos, alergia, rinite, coceira nasal, coceira, espirros, primavera, saúde, medicamentos, mediquo

Anti-histamínicos: o que são, para que servem e quando tomá-los

Os anti-histamínicos são os medicamentos mais utilizados no tratamento das doenças alérgicas. Atuam cancelando a ação da histamina nas reações alérgicas, bloqueando seus receptores. A histamina é uma substância química encontrada naturalmente nas células do nosso sistema imunológico e constitui um mediador fundamental da resposta alérgica.

Seu efeito sedativo serviu para revelar que a histamina não está apenas relacionada à resposta imune, mas também intervém no sistema nervoso central (SNC), regulando várias funções como o sono e a atividade motora.

Para que servem?

Os anti-histamínicos são usados ​​para aliviar os sintomas de doenças alérgicas: rinite e urticária aguda ou crônica, para controlar a coceira (coceira), uma vez que muitos dos efeitos das reações alérgicas (coceira nos olhos, coriza, coceira na pele) são causados ​​pela liberação de histamina .

Eles também podem ser usados ​​no tratamento e prevenção da cinetose (enjôo ou enjôo em viagem) e certas síndromes vertiginosas, ou como tratamento inicial para insônia e enxaqueca.

Eles são classificados em três gerações:

  • Primeira geração: clorfeniramina, clemastina, difenidramina, dimenidrinato, doxilamina. Eles agem no SNC e podem causar sonolência (a histamina nos ajuda a estarmos acordados), aumento do apetite, boca seca, visão turva, retenção de urina, prisão de ventre, etc.
  • Segunda geração: cetirizina, ebastina, loratadina, rupatadina: também chamados de “não sedativos”, são mais seguros contra o trabalho e o desempenho escolar. São considerados medicamentos seguros por poderem dirigir e realizar outras atividades que requeiram certa concentração, pois não interferem no SNC como os de primeira geração.
  • Terceira geração: desloratadina, levocetirizina. Eles são derivados da segunda geração e têm como objetivo aumentar a eficácia e reduzir os efeitos colaterais.

Quando tomá-los?

Os anti-histamínicos são um tratamento sintomático; Ou seja, conseguem aliviar os sintomas das doenças alérgicas: comichão e vermelhidão da pele; coceira nasal e ocular; lacrimejamento, espirro, coriza, etc., mas não são considerados curativos.

Por isso, é normal tomá-los à vontade, dependendo dos sintomas alérgicos, embora muitas doenças alérgicas, como a rinite alérgica ou a urticária, possam ser muito persistentes com o tempo e beneficiar de tratamento contínuo durante vários meses.

Portanto, a decisão de um tratamento contínuo ou sob demanda com anti-histamínicos sempre dependerá do médico que os prescreve, dependendo de cada caso e de cada paciente.

Da Mediquo insistimos que os anti-histamínicos não devem ser tomados por iniciativa própria, recomendando sempre consultar os nossos profissionais do chat.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta