Covid19 lesões cutâneas, erupções cutâneas, dermatologia, dermatologista, mediQuo, Medical chat, Alejandro Molina, Health

5 lesões cutâneas comuns associadas a COVID-19

Em dezembro de 2019, foram notificados os primeiros casos de infecção pelo SARS-COV-2 (COVID-19), marcando o início de uma pandemia global sem precedentes com milhões de pessoas infectadas e afetadas pelas diferentes manifestações e sequelas deste novo coronavírus.

As manifestações clínicas (sintomas) mais comuns de COVID-19 incluem febre, tosse seca, falta de ar, dor de cabeça ou perda do olfato. Porém, como muitos outros vírus em geral e os coronavírus em particular, o COVID-19 pode apresentar alterações na pele.

Em geral, as manifestações dermatológicas das infecções virais não apresentam grande relevância para o seu prognóstico e podem ser os únicos sintomas ou acompanhantes de outros de maior entidade. Porém, nossa pele é a interface com a qual interagimos com o ambiente externo e também com o interior. Ao contrário de outros órgãos e dispositivos, a pele é vista, a pele é sentida.

As manifestações cutâneas associadas ao COVID-19 são, em sua maioria, sem importância prognóstica e podem ser decorrentes de infecção ou podem ter outras causas, incluindo o medicamento usado para tratar a doença, conforme descrito recentemente em um artigo publicado no prestigioso Jornal da Academia Americana de Dermatologia. Estudos científicos mais bem planejados com um grande número de pacientes são necessários para determinar que tipo de lesões cutâneas o próprio COVID-19 causa especificamente ou com mais frequência.

Com base nos dados disponíveis atualmente, iremos descrever as manifestações cutâneas mais frequentes de COVID-19, tendo como referência o estudo conduzido por dermatologistas espanhóis que incluiu 375 casos de COVID-19 publicados no British Journal of Dermatology.

Manifestações dermatológicas associadas a COVID-19

Em ordem decrescente de frequência:

  • Erupção cutânea maculopapular: foi o tipo de manifestação cutânea mais frequente. Uma erupção maculopapular consiste em lesões eritematosas (vermelhas) que podem ser planas (mácula) ou elevadas (pápulas). Pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais freqüente no tronco. É acompanhado por prurido (prurido) em 2 de 3 pacientes. Ele aparece em pessoas de meia-idade, coincidindo com o restante dos sintomas de COVID-19. Ele resolve por si mesmo em cerca de 8-9 dias. O tratamento sintomático pode ser estabelecido para aliviar a coceira.
  • Erupção cutânea urticariforme: uma erupção cutânea urticariforme consiste em lesões elevadas, eritematosas (vermelhas) semelhantes a pápulas (como picadas de insetos). Pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais freqüente no tronco. Praticamente todos os pacientes apresentaram coceira (prurido). Ele aparece em pessoas de meia-idade, coincidindo com o restante dos sintomas de COVID-19. Ele resolve sozinho em cerca de 7 dias. O tratamento sintomático pode ser estabelecido para aliviar a coceira.
  • Lesões do tipo perniose ou frieira: uma perniose ou frieira consiste no aparecimento de lesões eritematosas (vermelhas) ou arroxeadas nas áreas acrais (isto é, nas áreas mais distantes do coração). Todos os anos, muitas pessoas têm frieiras nos dedos das mãos / pés / nariz ou orelhas quando chega o inverno, elas são causadas por uma alta sensibilidade dos vasos sanguíneos ao frio fazendo com que se contraiam de forma exagerada. Em relação à infecção por COVID-19, as lesões do tipo perniose / frieira costumam aparecer de forma assimétrica, ou seja, uma mão se não outra, um pé se não outro. Eles eram assintomáticos, dolorosos ou pruriginosos (coceira) semelhantes. Eles aparecem em crianças e adultos jovens com o restante dos sintomas de COVID-19. Ele resolve por conta própria após 13 dias. O tratamento sintomático pode ser estabelecido para aliviar os sintomas.
  • Lesões vesiculares: uma lesão vesicular é aquela como uma “bola” milimétrica preenchida com um líquido transparente ou semitransparente semelhante a uma espinha. Pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais freqüente no tronco e nas extremidades. Eles eram freqüentemente assintomáticos, com prurido ou dor em alguns pacientes. Ele aparece em pessoas de meia-idade, às vezes precedendo o restante dos sintomas de COVID-19. Ele resolve sozinho em cerca de 11 dias. Recomenda-se uma atitude expectante (observação).
  • Lesões necróticas ou livedoides: As lesões necróticas ou livedoides são áreas cutâneas vermelho-escuras, púrpura, que em sua evolução podem adquirir tons de cinza preto, possuem formato geográfico (parecem um mapa). A necrose representa que uma área da pele se desvitaliza (morta) e adquire coloração preta, isso ocorre em relação às complicações trombóticas da infecção por COVID-19. Eles ocorrem com frequência no tronco ou áreas acrais (dedos das mãos e dos pés) em idosos. Representa um sinal de infecção de mau prognóstico com taxas de mortalidade de 10% dos pacientes. O aparecimento dessas lesões requer uma avaliação cuidadosa do paciente para estabelecer as medidas de suporte e anticoagulação necessárias com base em vários fatores.
Por que aparecem lesões cutâneas com COVID-19?

Como comentamos anteriormente, quase todas as infecções virais podem apresentar manifestações dermatológicas, sendo o rash maculopapular e o rash urticariforme provavelmente os mais frequentes.

É a hipótese de que COVID-19 poderia produzir algumas das manifestações dermatológicas (maculopapular, urticariforme, vesicular) devido a uma hiperativação do sistema imunológico. Outros tipos de lesões, como perniose / frieiras e necróticas / livedoides, podem ser causados ​​por inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite) ou hipercoagulabilidade (tendência para formar trombos) associada à infecção.

O que eu faço se tiver lesões cutâneas que possam ser compatíveis com COVID-19?

Ainda há um longo caminho a percorrer para determinar com certeza como o COVID-19 afeta a pele.

Na presença de lesões dermatológicas compatíveis com COVID-19, devemos manter a calma. É necessário avaliar a presença de outros sintomas da infecção, pois as lesões mais frequentes são muito inespecíficas (podem ocorrer por diversos outros motivos) e se você não apresentar outros sintomas de COVID-19 como febre, tosse ou anosmia é improvável que são devidos ao COVID-19. Consulte seu médico para obter um histórico médico completo e exame físico e determinar se algum teste de diagnóstico é necessário. E como sempre, na Mediquo estaremos dispostos a aconselhá-lo e ajudá-lo em tudo o que você precisar.

Parar o COVID-19 é responsabilidade de todos, proteja-se, proteja-nos.

Texto Dr. Alejandro Molina, dermatologista.

Nós falamos?

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta