Ibuprofeno, paracetamol, analgésicos, anti-inflamatório, fiebre, dor. mediQuo, teu amigo médico, chat médico.

Ibuprofeno e paracetamol, quando tomar um ou outro?

Todas nós temos ibuprofeno ou paracetamol no kit de primeiros socorros (e em qualquer fundo da bolsa) e tenho certeza de que em mais de uma ocasião você tomou um ou outro, independentemente da dor que sentiu, mas você sabe as diferenças entre eles? Ambos são os analgésicos mais comuns e são vendidos em farmácias, mas precisamos saber quando tomar cada um e quais riscos à saúde podem representar se não o fizermos bem ou sob supervisão médica. Se você também se pergunta se consegue combinar os dois, continue lendo e você deixará de ter essas dúvidas.

O que é cada um?

  • Paracetamol: este fármaco analgésico e antitérmico é usado para aliviar pequenas dores, como dor de dente, dores de cabeça, menstruação. Além disso, ajuda a diminuir a febre e não prejudica nosso estômago, mas é necessário saber que não é recomendado para pessoas com problemas hepáticos, pois seu consumo repetido pode danificar o fígado.
  • Ibuprofeno: também é analgésico e antitérmico, mas diferentemente  do paracetamol, este medicamento também é anti-inflamatório. Portanto, devemos tomá-lo quando tivermos dor que envolva inflamação, como entorses, dores de garganta, dores musculares, doenças como artrite reumatóide, osteoartrite ou gota. Nesse caso, se sua dor for uma simples dor de cabeça, opte pelo paracetamol, pois o ibuprofeno pode ser prejudicial à mucosa gástrica.

Quando tomá-los?

Dependendo da dor, se tivermos uma área inflamada, devemos escolher o ibuprofeno. Se estivermos enfrentando um mal-estar geral ou no período de incubação de uma gripe por exemplo, deve-se usar paracetamol, que também diminui a febre e não prejudica seu estômago.

Podemos misturar?

Em algumas ocasiões, como gripe ou outros casos, pode ser recomendável tomar os dois medicamentos. Você deve tomar uma dose de ibuprofeno e combinar a cada 8 horas (ou até 6 horas) com um paracetamol. Essa combinação não tem efeitos colaterais e não neutraliza os efeitos da outra. Também não é aconselhável tomar essa combinação por mais de 4 dias seguidos. Em caso de dúvida, é recomendável que você consulte um de nossos médicos e não se automedique.

 

Ibuprofeno, paracetamol, analgésicos, anti-inflamatório, fiebre, dor. mediQuo, teu amigo médico, chat médico.

Quem não deve tomá-los?

O ibuprofeno não é indicado para pessoas com problemas no fígado ou estômago, que tiveram úlcera ou sangramento e são totalmente proibidas durante a gravidez, com exceção do período de lactação, onde seria recomendado como acetaminofeno. Sempre que você deve tomar um ibuprofeno, deve fazê-lo após as refeições. Em qualquer caso, a dose diária recomendada não deve ser excedida, nem a duração do tratamento.

O paracetamol não é indicado para pessoas com alergias ou sensibilidade a certos componentes do mesmo medicamento. Se estiver grávida, você pode tomá-lo com segurança durante a gravidez, mas existem outros medicamentos que não são recomendados durante a gravidez e a lactação. Além disso, como um fato curioso, se você for fazer alguns exames, saiba que não poderá tomar paracetamol, pois os resultados serão alterados, mais especificamente, exames como ácido úrico e glicose. Sempre consulte seu médico.

O que mais devemos saber?

Apesar dos efeitos que isso pode ter no nosso corpo, estes dois medicamentos podem ser combinados sem risco. Agora que você sabe quando tomar cada um, é hora de colocar o conhecimento em prática. Lembre-se de paracetamol para febre local e ibuprofeno para dor moderada com inflamação. É sempre recomendável ler o folheto informativo de qualquer medicamento antes de tomá-lo e, embora sejam produtos de venda livre em farmácias, não se automedique, pois isso pode colocar sua saúde em risco.

*Conteúdo validado pela equipe médica da mediQuo.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

 

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

4 comentarios

  1. antono craveiro no 3:26 pm

    muito bom. obrigado

  2. Laureano no 6:09 am

    Tomei spidufen para dor de dente porem piorou muito a dor e quero tomar ibuprofeno para melhorar, preciso esperar 6 horas ou posso tomar antes

  3. Edson manhaes aguiar no 12:43 am

    Boa noite. Achei super informativo e produtivo as informações aqui contidas . Muito obrigado.

  4. Helena Maximino no 11:46 am

    Muito boas informações e pertinentes, esclarecendo algumas dúvidas
    Obrigada

Deixe uma resposta