Kinesio Taping ou bandagem colorida; Funciona?

O tempo de férias costuma ser um bom momento para fazer exercícios. Mais tempo livre, dias agradáveis e mais longos nos predisponem a correr, jogar vôlei na praia, algum jogo de futebol, etc… mas estamos preparados? Muitas vezes não, e acabamos com lesões musculares que poderíamos ter evitado e com bandagens coloridas, ou melhor, com o “Kinesio Taping” aplicado.

O que é uma lesão muscular? Os músculos são estruturas formadas por um conjunto de fibras que têm a capacidade de gerar movimento mediante sua contração e relaxamento. Qualquer anormalidade dolorosa que ocorre em um de nossos músculos é o que conhecemos como “lesão muscular”, sendo as mais comuns aquelas originadas no esporte.

Existem vários tipos, dependendo da gravidade:

  • Dores musculares: são dores musculares que aparecem após 24-48 horas da realização de um exercício intenso e/ou prolongado. Indicam fadiga muscular e micro-rupturas. Para evitá-las, é necessário realizar uma adaptação progressiva ao treinamento ou ao novo exercício, além de manter uma alimentação adequada.
  • Cãibras: são contrações involuntárias de um músculo (ou vários) depois de tê-lo submetido a um grande esforço. A duração geralmente é curta, variando de poucos segundos a um par de minutos. Para melhorar, é necessário alongar o músculo e aplicar uma massagem suave e calor úmido.
  • Contraturas: ocorrem quando o músculo se contrai de forma involuntária, dolorosa e permanente, desencadeando um estado de rigidez. Pode afetar um ou mais músculos ou apenas um fascículo. Geralmente é devido a uma sobrecarga de trabalho em um músculo específico. Não cede espontaneamente, na maioria dos casos requer tratamento específico.
  • Distensões: ocorrem quando um músculo é esticado de forma exagerada e ocorre um leve rasgo. É doloroso e geralmente se recupera em alguns dias.
  • Rupturas musculares: é o que conhecemos como “ruptura de fibras” e ocorre quando as fibras musculares se rompem devido à fadiga e sobrecarga ou por um traumatismo.
  • Ruptura muscular: neste caso, todas as fibras de um músculo são afetadas. É muito raro e requer diagnóstico por imagem para planejar um processo de reabilitação adequado.

Como preveni-las? Para prevenir lesões musculares, devemos tomar certos cuidados ao realizar exercícios, especialmente se não estivermos acostumados. Para isso, é necessário levar em consideração as seguintes recomendações:

  • Aquecer pelo menos durante 5-10 minutos antes de realizar qualquer atividade que exija esforço físico.
  • Após o exercício, fazer alongamentos por aproximadamente 10-15 minutos.
  • Usar calçados apropriados para cada atividade.
  • Ter uma alimentação variada e saudável.
  • Descansar adequadamente.
  • Em caso de dor, interromper a atividade física, pois, caso contrário, pode piorar a lesão.

As “Kinesio Taping” são eficazes? Nos últimos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, vários atletas apareceram com fitas coloridas coladas ao corpo. Eram as famosas Kinesio Taping (KT), uma bandagem neuromuscular que gera um pequeno levantamento da pele e cria um espaço entre a pele e o músculo quando há tensão. Embora sejam muito populares entre atletas de elite, há muita controvérsia sobre sua utilidade. Não há evidências científicas de que as KT sejam eficazes por si só, mas no contexto de tratamentos de fisioterapia, podem ajudar em lesões específicas.

Eu me machuquei e agora, o que fazer? Se você sofreu uma lesão muscular, o recomendável é:

  • Aplicar gelo na área inflamada nos primeiros dias. Após esse período, você pode começar a usar calor.
  • É importante não fazer automassagens na área afetada, pois isso pode piorar a lesão.
  • Consultar um fisioterapeuta. Ele irá orientá-lo sobre o melhor tratamento para recuperar o músculo lesionado.
  • Tomar analgésicos para aliviar a dor.
  • Uma recuperação incompleta pode causar problemas no mesmo músculo no futuro. Mantenha o tempo de descanso indicado pelo médico.

*Conselho validado pela equipe médica da mediQuo.

Tem dúvidas? Consulte no chat!

Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta