Hemorróidas, hemorróidas, veias, constipação. MediQuo, seu amigo médico, conversa de médico.

Hemorróidas, é assim que aparecem e desaparecem

Você sente desconforto na região anal ao ir ao banheiro e acha que pode ser hemorróidas? Tem pressa em perguntar ao seu médico ou farmacêutico? Explicamos o que são e como são as hemorróidas para tirar as dúvidas e quais os remédios que pode utilizar.

O que são hemorróidas?

As veias do ânus são chamadas de “veias hemorroidais”. Quando ficam inflamados, aumentados e protuberantes, é quando se transformam em hemorróidas ou hemorróidas (em alguns lugares são também conhecidas como “morenas”).

Existem dois tipos de hemorróidas, internas e externas:

  • Os internos são encontrados no reto (ou seja, na última parte do intestino grosso, a área onde as fezes se acumulam antes de serem evacuadas) e geralmente são notados porque causam dor e às vezes sangram durante ou após a defecação. Se ficarem muito inflamados, podem até sair do ânus ao serem apertados. Nesse caso, falamos de “hemorróidas prolapsadas”.
  • Os externos ficam ao redor do ânus e são mais propensos a coceira e ardor, embora também possam sangrar, principalmente se insistirmos em deixá-los brilhantes com papel higiênico.
Por que aparecem hemorróidas?

As hemorróidas são causadas por pressão excessiva nas veias do reto e ânus, o que impede a circulação e acaba causando inflamação e coágulos. Ou seja: constipação, excesso de peso ou o péssimo hábito de “segurar” até chegar em casa.

Por esse motivo, pessoas que têm constipação crônica, mulheres grávidas, pessoas obesas, sedentárias ou que tendem a carregar muito peso têm maior tendência a ter hemorróidas. Se este for o seu caso, leia esta série de recomendações higiênico-dietéticas para melhorar a constipação.

Tratamentos para hemorróidas

Como sempre, o melhor tratamento é a prevenção. Se você já teve hemorróidas antes, ou corre risco de desenvolvê-las:

  • Tente melhorar o conteúdo de fibras da sua dieta: que o pão, a massa e qualquer cereal que você ingira sejam inteiros, e aumente o consumo de frutas e vegetais.
  • Bebe muita água.
  • Tente não ficar muito tempo sentado no vaso sanitário (não leve a revista ao banheiro!).
  • Faça algum exercício físico.
  • Evite levantar muito peso (por exemplo, mude do levantamento de peso na academia para a esteira).

Se, infelizmente, você já sofre de hemorróidas, deve-se levar em consideração todos os itens acima e, além disso, ter cuidados especiais até que desapareçam: o ideal é lavar com água e sabão após a defecação, ou usar lenços umedecidos específicos; aplicar um emoliente vendido em farmácia com substâncias calmantes; colocar compressas frias ou gelo na região anal; dar-lhe banhos de água fria por alguns minutos; e evite roupas muito justas ou apertadas na região abdominal (lembre-se: estamos tentando reduzir a pressão na região abdominal inferior).

No caso de o desconforto ser forte, ou se demorar a desaparecer, existem vários produtos que o podem ajudar: cremes anestésicos, com hidrocortisona, com vasoconstritores, com anti-sépticos … Deixe o seu farmacêutico aconselhá-lo de acordo com os sintomas que mais o incomodam e as suas condições de saúde.

Se apesar dessas medidas os sintomas não melhorarem em 3 ou 4 dias, ou se as hemorróidas continuarem se projetando e afetando muito o seu dia a dia, consulte o seu médico para avaliar uma possível cirurgia. Às vezes, é a única maneira de erradicar as hemorróidas.

*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

 

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

1 comentario

  1. calixtrato franca da silva no 11:44 pm

    apareseu umas bolhas no meu anos náo sei o que e eu tenho hemorroidas

Deixe uma resposta