Tratamento de insônia, hipnóticos, sono restaurador, benzodiazepínicos, saúde, saúde mental, Sara Márquez, psiquiatra, mediQuo

Tratamento de insônia

Devido à situação atual que vivemos em decorrência da pandemia, a ansiedade pode ocasionar episódios ocasionais de insônia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população sofre as consequências da “fadiga pandêmica“.

O objetivo do tratamento da insônia é melhorar a satisfação com o sono, a fim de alcançar maior qualidade e quantidade, e que os efeitos negativos durante o dia desapareçam. Aprenda sobre as manifestações mais características da insônia neste artigo.

Os tratamentos usuais
  • Medidas de higiene do sono: recomendações sobre hábitos de comportamento saudáveis ​​para ajudar a melhorar o sono.
  • Intervenções psicológicas: podem ser individuais ou grupais, com diferentes graus de complexidade, orientadas para o manejo e modificação de pensamentos e comportamentos que mantêm a insônia e / ou suas consequências.
  • Medicamentos: Para o tratamento da insônia, os hipnóticos são os medicamentos mais usados. Embora pareça a solução mais fácil, seu uso limita-se aos casos em que as medidas anteriores (higiene do sono, intervenções psicológicas) não são respondidas e pelo menor tempo possível, devido aos seus efeitos colaterais.
Substâncias / drogas usadas para dormir.

Eles são classificados em:

  • Extratos vegetais: Com ação relaxante como valeriana, passiflora, tília ou erva-cidreira.
  • Melatonina: regulador do ciclo do sono. Especialmente indicado em alguns casos na população infantil, em trabalhadores por turnos e a partir dos 55 anos.
  • Anti-histamínicos: Compostos que podem ser obtidos sem receita em farmácias (por exemplo, Dormidina (R) – doxilamina).
  • Benzodiazepínicos: de durações diferentes (por exemplo, lorazepam, diazepam), são os mais amplamente usados.
  • Hipnóticos Z: De curta duração. Para tratar a insônia profissional.
  • Antidepressivos: Em algumas ocasiões, antidepressivos com ação sedativa são usados ​​para promover o descanso noturno.
  • Antipsicóticos: usados ​​em algumas doenças ou se os medicamentos acima não puderem ser usados.

Para encontrar o tratamento mais adequado para o seu problema, consulte o seu médico. Conte a ele sobre seus sintomas físicos, quais outros tratamentos você segue e seus hábitos de sono. Em relação às diferentes opções de tratamento, é fundamental que expresse as suas preferências.

Texto. Dra. Sara Márquez, psiquiatra.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta