Doença celíaca

Glúten: O que devo comer se sou celíaco?

Se você sofre frequentemente com cólicas, diarreias ou vômitos, pode estar se perguntando se é intolerante ao glúten. De acordo com a FACE (Federação de Associações de Celíacos da Espanha), 1% dos europeus podem ser celíacos, mas 75% deles não têm diagnóstico. Isso se deve principalmente à variedade de sintomas entre as pessoas e à complexidade do diagnóstico. No entanto, desconfortos intestinais não são sinônimos de doença celíaca, então não se apresse em eliminar o glúten ainda!

Exames necessários para diagnosticar a doença celíaca

Não há um único teste que determine com precisão a intolerância ao glúten. Portanto, geralmente são utilizados três testes diferentes:

  1. Serologia (análise sanguínea): identifica se o corpo está produzindo anticorpos contra o glúten.
  2. Biópsia intestinal: detecta se o intestino está sendo danificado pelo consumo de glúten. Requer uma sonda inserida no intestino delgado, muitas vezes com anestesia.
  3. Análise genética: determina se há predisposição genética para a doença. Pode ser feito com uma amostra de sangue ou saliva.

Se pelo menos dois desses testes forem positivos, a pessoa é geralmente identificada como celíaca. No entanto, em resultados pouco claros, uma dieta de exclusão pode ser realizada, eliminando completamente essa proteína da dieta por alguns meses e repetindo os testes. Se nesse período o intestino se recuperar e os sintomas desaparecerem, o diagnóstico de doença celíaca é confirmado.

O glúten pode me prejudicar sem ser celíaco?

Os sintomas da intolerância ao glúten podem ser muito inespecíficos, semelhantes aos de outras doenças, como síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn. Assumir automaticamente que tem doença celíaca não é uma boa ideia.

Além disso, algumas doenças podem ser confundidas com a celíaca, pois o trigo pode causar problemas intestinais: intolerância ao glúten não celíaca e intolerância ao trigo. No entanto, essas intolerâncias são raras e sempre são diagnosticadas após excluir a doença celíaca. Portanto, nunca é recomendável parar de comer essa proteína por conta própria, pois isso pode interferir nos resultados dos testes e deixá-lo sem um diagnóstico adequado.

Doença celíaca: tem cura?

A doença celíaca não tem cura, mas tem um tratamento muito eficaz: uma dieta totalmente livre de glúten. Eliminando completamente essa proteína da dieta, os sintomas e os riscos associados desaparecem. No entanto, é crucial ser rigoroso e seguir a dieta de maneira estrita.

Mitos

Existem dois mitos em torno da dieta sem glúten: que é fácil e cara.

Em primeiro lugar, não é uma dieta fácil porque quase todos os produtos processados contêm quantidades consideráveis ou traços de glúten. De salsichas e embutidos a sobremesas lácteas e bebidas, poucos escapam.

Em segundo lugar, não precisa ser uma dieta cara. Embora seja verdade que os produtos processados sem glúten (devidamente certificados) tenham um preço mais alto, é possível simplesmente evitá-los e seguir uma dieta baseada em alimentos frescos e não processados, naturalmente livres de glúten e muito saudáveis.

Portanto, é verdade que você terá que abrir mão de muitas coisas, mas, por outro lado, pode adaptar-se a uma alimentação muito mais saudável com base em legumes, carnes, peixes, ovos, frutas, verduras, tubérculos e cereais e sementes sem glúten, como arroz, milho, quinoa ou amaranto. Você continuará a desfrutar da comida e, o mais importante, estará cuidando da sua saúde.

Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta