Supositórios, pediatria, médico, seu amigo médico. Bate-papo médico.

Supositórios: Quando são necessários e como devem ser colocados?

Os supositórios são um tipo de medicamento que tem apresentação diferente dos mais conhecidos, como pílulas, cápsulas, xaropes para administração oral ou outros que são tomados por outras vias. Eles são menos vistos hoje em dia, mas ainda são usados ​​principalmente em pediatria.

O que são supositórios

São medicamentos cuja administração é feita por via retal, entrando pelo ânus. Para isso, eles têm um formato de torpedo particular e são compostos por uma massa sólida de planta dentro da qual está o medicamento.

Quando está dentro do corpo humano, ele se dissolve, o que permite que a droga que contém seja liberada, absorvida e passe para a corrente sanguínea para fazer efeito.
Geralmente são utilizados como alternativa à via oral, quando é muito difícil tomar os medicamentos desta forma, devido a problemas de vômitos, convulsões ou algum tipo de emergência.

Supositórios pediátricos

Algumas crianças são os principais destinatários desta forma de medicamento, pelas dificuldades que apresentam para engolir e também pela resistência que oferecem, por vezes fechando a boca com obstinação, ao tomar os medicamentos.

Muitas vezes são usados ​​como antipiréticos e laxantes e é essencial que uma vez dentro do reto não seja expelido para que a gordura vegetal se dissolva e o remédio faça efeito.

Existem supositórios de glicerina que são especificamente indicados para casos de constipação e que são frequentemente usados ​​em crianças.

Como colocar um supositório

A primeira coisa é lavar as mãos com água e sabão. Você pode até usar luvas de látex.
Se for um bebê, a fralda terá que ser retirada, a criança deve ser colocada de costas, ambas as pernas levantadas com uma mão e inseridas no ânus com a outra, até que passe pelo esfíncter anal.
Se a criança for mais velha, é preciso ter um pouco de psicologia e explicar delicadamente o que vai acontecer, evitando que ela se assuste.
A melhor postura é deitar-se de lado, dobrar as pernas na direção do abdome e relaxar. O supositório é inserido até que esteja completamente dentro.
Em seguida, você deve segurar as nádegas juntas com as mãos por cerca de dez minutos para evitar que saia.

Existe uma controvérsia sobre se deve ser inserido na parte pontiaguda ou na extremidade plana. Em 1991 apareceu um estudo em uma publicação, The Lancet, em que se explicava que o formato adequado era para a parte plana porque ajudava o esfíncter a se fechar mais tarde e a ficar dentro com mais facilidade. Depois, houve pediatras que não apoiaram esta conclusão e continuam a pensar que a forma lógica de colocar um supositório é a mais intuitiva.

*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta