Pessoas com baixa autoestima não se avaliam de forma clara. Dão demasiada importância às suas limitações e muito pouca às suas qualidades. Tendem sempre a sentir-se inferiores aos outros, já que costumam comparar sua imagem com a dos outros.
Para melhorar sua autoestima, é preciso quebrar essa imagem distorcida e se autoavaliar de forma precisa. Explicaremos uma série de etapas que você deve seguir.
Fazendo um inventário da nossa autoimagem
Você deve escrever o maior número possível de palavras ou frases para se descrever nas seguintes áreas:
- Aparência física (geral e específica)
- Relações com os outros (habilidades e fraquezas)
- Personalidade (traços positivos e negativos)
- Como você acredita que os outros o veem (habilidades e fraquezas percebidas)
- Desempenho (descreva como enfrenta tarefas e trabalhos)
- Funcionamento mental (raciocínio, capacidade de aprendizado, criatividade, cultura, conhecimentos específicos, especiais)
- Sexualidade (percepção e sentimentos como pessoa no contexto sexual)
Uma vez que tenha feito a lista, marque com um + as palavras ou frases positivas (que representam qualidades) e com um – as negativas (que seriam suas limitações).
Se a maioria das palavras forem positivas e as negativas estiverem concentradas em uma ou duas áreas, isso significa que você tem uma boa autoestima, mas há áreas a serem melhoradas. Se você tiver muitos pontos negativos em muitas áreas, precisará trabalhar muito para melhorar sua autoestima. É hora de procurar um profissional para ajudar nisso. Continue elaborando a lista de fraquezas e qualidades, fazendo o seguinte.
Elaborando a lista de fraquezas
Na coluna da esquerda, escreva todas as palavras negativas que você anotou na lista anterior. Tente definir essas fraquezas de forma precisa e específica. Se houver exceções em alguma das fraquezas, também anote-as.
Elaborando a lista de qualidades
Na coluna da direita, escreva todas as qualidades positivas que você anotou na primeira lista. Depois, pense nas pessoas que você mais ama e admira, e em outra folha de papel, anote as qualidades que mais aprecia nelas.
Agora compare as duas listas e verá como possui muitas das qualidades que admira nos outros.
Autoavaliação precisa
Com todos esses dados, faça uma nova descrição de si mesmo em que reconheça todas as suas qualidades e descreva suas fraquezas de forma específica.
Com esta lista, você terá material para melhorar sua autoestima ao descobrir que também possui qualidades admiráveis e poderá enfrentar o desafio de melhorar suas fraquezas, uma vez que estão descritas de forma objetiva e realista.
Interiorize bem sua nova descrição, leia-a em voz alta e devagar para começar a mudar a forma como pensa sobre si mesmo.
Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.