resiliência, resiliente, pessoas, psicologia, mediQuo, saúde mental, saúde

Resiliência: 8 habilidades de pessoas resilientes

De acordo com o RAE, “resiliência é a capacidade de um ser vivo se adaptar a um agente perturbador ou a um estado ou situação adversa”. Nos últimos anos, você ouviu muito sobre este termo e o termo adquiriu um significado muito mais profundo. Pessoas resilientes não apenas enfrentam situações estressantes com mais facilidade, mas saem delas mais fortes.

Outros autores quiseram abordar este termo de uma abordagem diferente:

  • Conceito genérico que se refere a uma ampla gama de fatores de risco e sua relação com os resultados da competição. Pode ser o produto de uma conjunção entre fatores ambientais e temperamento, e um tipo de habilidade cognitiva que algumas crianças possuem mesmo quando são muito pequenas. Osborn 1996.
  • A resiliência distingue dois componentes: a resistência à destruição, isto é, a capacidade de proteger a integridade de alguém sob pressão e, por outro lado, além da resistência, a capacidade de forjar um comportamento vital positivo apesar das circunstâncias. Vanistendael 1994.

Esse termo pode ser entendido a partir da perspectiva oferecida pela psicologia positiva. Atualmente, essa força que pode caracterizar as pessoas se mostra como uma habilidade positiva que pode ser desenvolvida.

Diante de uma situação de grande estresse, eventos traumáticos ou catástrofes, sabe-se que tem resiliência, e se surpreende com a capacidade de responder a um ambiente tão hostil, conseguindo assim sair mais fortalecido dele.

Uma pessoa pode ser resiliente e sentir emoções negativas, ambos os conceitos são compatíveis. A diferença que as pessoas resilientes têm é que elas não se deixam levar por emoções negativas e são capazes de controlá-las nos momentos em que precisam resolver seus problemas.

Do ponto de vista da neurociência, considera-se que as pessoas que possuem resiliência apresentam um maior equilíbrio emocional diante de situações estressantes e, portanto, suportam muito melhor a pressão. Isso lhes permite uma sensação de controle diante dos acontecimentos.

8 habilidades de pessoas resilientes:

  • Criativo
  • Flexível
  • Persistente
  • Positivo
  • Eles confiam em suas habilidades
  • Eles estão cientes de suas limitações
  • Eles têm um bom humor
  • Eles se cercam de pessoas resilientes

Para melhorar nossa resiliência, precisamos fortalecer as qualidades que nos permitem uma adaptação positiva em uma situação de adversidade ou sofrimento. Lembre-se que a resiliência pode ser adquirida, mas sempre no seu ritmo, sem gerar ansiedade.

E agora que você sabe mais sobre resiliência, você se considera uma pessoa resiliente? Se você precisar resolver um problema, fale com um de nossos especialistas no chat. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta