Ludopatia. vício do jogo. MediQuo. Blog

Ludopatia: entendendo, tratando e recuperando

A ludopatia, também conhecida como jogo patológico ou vício em jogo, é um transtorno complexo que afeta um número significativo de pessoas ao redor do mundo. Ao longo deste artigo, exploraremos o que é a ludopatia, como se manifesta e quais são as opções de tratamento disponíveis, respaldadas por estudos científicos e bibliografia relevante.

O que é a ludopatia?

A ludopatia é um vício caracterizado por uma compulsão incontrolável para apostar ou jogar, frequentemente com graves consequências pessoais, financeiras e sociais. Aqueles que sofrem de ludopatia podem sentir uma urgência avassaladora para jogar, mesmo quando estão conscientes dos efeitos negativos que isso pode ter em suas vidas.

Sintomas e manifestações da ludopatia

A ludopatia pode se manifestar de diferentes maneiras, e os sintomas podem variar em intensidade. Alguns sintomas comuns incluem:

  • Obsessão pelo jogo: Pessoas com ludopatia frequentemente pensam constantemente no jogo e em como obter dinheiro para continuar jogando.
  • Dificuldade em controlar o impulso: Incapacidade de parar ou reduzir a frequência e a quantidade de jogo, mesmo quando desejam fazê-lo.
  • Mentir sobre o jogo: Esconder ou minimizar o tempo e o dinheiro dedicados ao jogo.
  • Problemas financeiros: Perda de grandes quantias de dinheiro devido ao jogo, levando a dívidas e sérios problemas econômicos.
  • Impacto nas relações e no trabalho: O jogo patológico pode causar conflitos em relacionamentos pessoais, problemas no trabalho e uma diminuição geral na qualidade de vida.

Tratamento da ludopatia

A ludopatia é um transtorno complexo e devastador, mas o tratamento adequado e o apoio são essenciais para a recuperação. Aqui estão algumas opções de tratamento respaldadas por estudos científicos:

  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC tem se mostrado eficaz no tratamento da ludopatia, ajudando os indivíduos a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento prejudiciais.
  • Grupos de apoio: Participar de grupos de apoio, como Jogadores Anônimos, pode ser uma parte fundamental do processo de recuperação, fornecendo um ambiente de apoio e compreensão.
  • Medicamentos: Em alguns casos, podem ser utilizados medicamentos para tratar sintomas relacionados à ansiedade ou depressão que frequentemente acompanham a ludopatia.

Dados relevantes sobre a ludopatia

  • De acordo com um estudo publicado no Journal of Gambling Studies, a prevalência da ludopatia varia de acordo com as regiões, mas pode variar entre 0,2% e 5,3% da população em geral.
  • Um relatório do National Council on Problem Gambling sugere que até 75% das pessoas com ludopatia também sofrem de depressão.

A ludopatia é um vício sério que pode ter sérias repercussões na vida daqueles que a sofrem e de seus entes queridos. No entanto, com o apoio adequado e um tratamento apropriado, é possível se recuperar e levar uma vida saudável e equilibrada. Se você ou alguém que conhece está lutando contra a ludopatia, buscar ajuda é o primeiro passo para a recuperação e o bem-estar.

Referências:

  1. Petry, N. M., Blanco, C., Auriacombe, M., Borges, G., Bucholz, K., Grant, B. F., … & O’Brien, C. (2014). An overview of and rationale for changes proposed for pathological gambling in DSM-5. Journal of Gambling Studies, 30(2), 493-502.
  2. Kessler, R. C., Hwang, I., LaBrie, R., Petukhova, M., Sampson, N. A., Winters, K. C., & Shaffer, H. J. (2008). The prevalence and correlates of DSM-IV pathological gambling in the National Comorbidity Survey Replication. Psychological Medicine, 38(9), 1351-1360.

Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta