Varicocele. MediQuo

Varicocele, Quando devo operar?

Você sabia que é possível ter varizes nos testículos? Sim, assim como acontece nas pernas, mas nos testículos. Costumam aparecer entre os 15 e 25 anos, e podem causar infertilidade. Raramente ocorre após os 40 anos, sendo importante fazer um controle precoce.

O que é o varicocele?

É um cordão espermático ao redor dos testículos, composto por artérias, veias e nervos, que transporta sangue para os testículos, assim como o esperma até o ducto deferente. Quando algum deles não funciona, parte do sangue retorna, acumula-se na veia e gera inchaço.

Costuma aparecer na fase de crescimento, principalmente na puberdade, quando os testículos estão se desenvolvendo e precisam de maior irrigação sanguínea. De acordo com a Sociedade Espanhola de Radiologia Vascular e Intervencionista, o varicocele afeta entre 8% e 23% da população masculina, chegando a 40% dos adultos com problemas de fertilidade.

Não pode ser prevenido, mas existem alguns sinais que podem ajudar:

  • Dor dentro do escroto (a bolsinha que contém os testículos)
  • Sensação de peso no escroto
  • Mudança no tamanho do testículo
  • Atrofia testicular
  • Algum pequeno caroço detectado por palpação
Onde costuma aparecer?

O varicocele geralmente ocorre no lado esquerdo do escroto, pois o fluxo sanguíneo é maior nesse lado. É raro acontecer nos dois testículos ao mesmo tempo.

Mesmo sem sintomas, é uma excelente ideia realizar regularmente um autoexame testicular para detectar qualquer anormalidade, como um caroço, uma pequena dor, uma mudança de tamanho, etc. Sempre que observar alguma mudança ou desconforto, é necessário consultar um médico. A ecografia será o método que dará um diagnóstico definitivo.

Os problemas de fertilidade podem ser consequência de um varicocele, por isso, se houver sintomas, é necessário tratá-lo. Isso não garante eliminar o problema de infertilidade. Recomenda-se realizar outras terapias para abordar esse problema.

Se não houver sintomas, o varicocele não precisa de tratamento, pois quase sempre é inofensivo e provavelmente não afetará a fertilidade. Mas quando há dor e inchaço, estas podem ser as alternativas:

O que fazer se houver dor e inchaço?

Estas podem ser as alternativas:

  • Tomar um anti-inflamatório e usar suspensórios para elevar os testículos. Para determinar o grau de varicocele, é necessário visitar seu médico.
  • Se o desconforto persistir, é possível que seu médico recomende uma varicocelectomia. Uma operação com anestesia local que redireciona o fluxo sanguíneo para outras veias não afetadas.
  • Em alguns casos, pode-se realizar uma embolização do varicocele. Com o objetivo de desviar o fluxo sanguíneo.
  • Esses procedimentos costumam ser ambulatoriais no mesmo dia, sendo necessário aplicar compressas de gelo na região para reduzir a inflamação e usar suporte escrotal.

Você deve saber:

  • Pode manter relações desde que não doa.
  • Não influencia nas causas da ejaculação precoce.
  • Não afeta a ereção, apenas em alguns casos.
  • Se houver dor, você pode aplicar compressas frias por cerca de 10 minutos para reduzir a dor.
  • Se houver inflamação, você pode fazer banhos de água quente, por pelo menos 5 minutos. *Conteúdo validado pela equipe médica da mediQuo.

*Conselho validado pela equipe médica da mediQuo.

Tem dúvidas? Consulte no chat!

Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta