As verrugas são tumores benignos (não cancerosos) que aparecem na pele porque alguns dos papilomavírus humanos infectam sua camada superior. Eles são fortemente contagiosos. O contágio ocorre por contato direto, mas também pode ser contraído em locais públicos como banheiros ou piscinas. Geralmente têm a cor da pele e são ásperos, mas podem ser escuros, planos e lisos. O período de incubação é de 3 a 4 meses. Contamos mais sobre os tipos e seus tratamentos para que você possa se livrar deles imediatamente!
Tipos de verrugas
Existem vários tipos de verrugas:
- O comum está localizado no dorso das mãos, ao redor das unhas e na boca, ou em um local onde pode haver erosões ou penduras. Eles têm o formato de uma couve-flor e também podem aparecer ao redor da barba ou do couro cabeludo
- O plantar localizado em qualquer parte da planta do pé tem uma forma plana devido à pressão exercida pelo corpo sobre eles. É identificado com pontos pretos que são os vestígios de vasos sanguíneos. Eles podem se tornar muito doloridos ao caminhar.
- Os genitais ou também conhecidos como condilomas, estão localizados no ânus, região perional, pênis ou vagina. Eles aparecem em aglomerados de pequenas verrugas cinza claro e podem aumentar de tamanho se não forem tratados rapidamente.
Como lidar com uma verruga
Sem tratamento, as verrugas podem desaparecer dentro de 6 meses a 2 anos. Normalmente, uma verruga não dura mais de 5 anos no corpo. Pelo contrário, em crianças, as verrugas geralmente desaparecem sem a aplicação de nenhum tratamento.
Você tem que ir ao médico nos seguintes casos:
- Um bebê ou criança pequena tem uma verruga em qualquer parte do corpo.
- A verruga fica no rosto, nos genitais ou na região anal.
- A verruga fica dolorida ou vermelha.
- A verruga está inchada, sangrando ou exsudando pus.
Diagnóstico e tratamento de verrugas
Ao examinar a verruga, o dermatologista pode precisar realizar uma biópsia de pele.
Os tratamentos para verrugas podem ser diversos, incluindo:
- A cantharidina é um composto químico usado para tratar verrugas virais e moluscos contagiosos.
- Crioterapia ou congelamento. É o tratamento mais comum.
- Eletrocirurgia e curetagem ou queimadura são um bom tratamento para verrugas comuns, verrugas filiformes (aquelas com fios longos ou dedos finos para fora) e verrugas nos pés. A curetagem envolve raspar a verruga com uma faca afiada ou uma pequena ferramenta em forma de colher.
- Excisão ou corte da verruga.
Se as verrugas são difíceis de tratar, o dermatologista pode usar um dos seguintes tratamentos:
- Tratamento a laser.
- Cascas químicas.
- Bleomicina, que consiste na injeção de uma droga anticâncer, a bleomicina. Eles podem ter outros efeitos colaterais, como perda das unhas, se administrados com os dedos.
- Imunoterapia: Este tratamento usa o próprio sistema imunológico do paciente para combater verrugas. Um tipo de imunoterapia envolve a aplicação de uma substância química, como a difenciprona (DCP), nas verrugas.
- Outro tipo de imunoterapia consiste na aplicação de injeções de interferon. As injeções podem estimular o sistema imunológico do corpo, dando-lhe a capacidade de combater o vírus.
*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.
Precisa de ajuda? Consulte o profissional no chat.