Superar a separação Blog

Como superar o fim de um relacionamento?

Passar por um rompimento é um processo de luto em que vivemos uma perda. É uma experiência emocional que pode ocasionar dificuldades na vida das pessoas. Portanto, aqui estão várias diretrizes sobre como lidar com um rompimento de maneira saudável.

  • Aceitando e gerenciando a dor

Superar um rompimento é um processo doloroso que é necessário passar, então tentar suprimir a dor ou a tristeza não é a solução. Permita-se sentir-se triste e busque apoio das pessoas próximas a você.

  • Entenda o motivo do rompimento

Às vezes, não saber o motivo da ruptura ou não entendê-la pode dificultar o processo de superação, uma vez que não se obtêm respostas. Por isso, é importante entender o que aconteceu no relacionamento para que ele tenha acabado. Dessa forma, você pode virar a página e aprender para relacionamentos futuros.

  • Não idealize o relacionamento

É possível que quando o relacionamento termina venham à sua mente todos os momentos bonitos e felizes que vocês viveram. No entanto, é necessário manter uma visão realista do que foi a relação com seus aspectos positivos e negativos.

  • Evite o contato com o ex-parceiro

Quando ocorre o fim de um relacionamento, pode surgir a necessidade de ter contato com essa pessoa, o que é contraproducente com a finalidade de superar a ruptura, uma vez que não permite que você avance em sua recuperação. Portanto, é benéfico evitar o contato com o parceiro, apesar do desejo de manter contato.

  • Dando a si mesmo tempo para si mesmo

Aprender a ficar sozinho depois de um relacionamento é necessário, pois assim você aprenderá que a felicidade começa consigo mesmo.

  • Não se isole

Sentimentos de tristeza e solidão podem levar a afastar-se das demais pessoas. É importante que você preste atenção aos períodos que passa sem interagir com outras pessoas importantes para você, pois isso pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de um distúrbio psicológico.

Texto. María Riberas, psicóloga da mediQuo.

Fonte consultada: Psicologia e Mente, Miguel Ángel Rizaldos.

Tem dúvidas? Consulte no chat!

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta