homem de higiene médico. Balanitis. médico, seu amigo médico. Bate-papo médico. Saúde masculina.

Balanitis; O que é e qual é a sua causa?

Se falamos de saúde íntima, os homens também devem cuidar e manter uma higiene adequada para não desencadear infecções. Se você já sentiu desconforto no pênis, pode ser por uma série de razões. Falaremos sobre balanite, uma inflamação se ocorre na pele da cabeça, a glande. Se, além disso, o prepúcio também estiver envolvido, estaremos falando de balanopostite. Vemos muitas das razões pelas quais isso ocorre.

Os sintomas mais comuns de balanite são:

  • Vermelhidão leve ou inchaço
  • Coceira ou ardência
  • Erupção
  • Irritação ou dor em ou ao redor do pênis
  • Uma secreção odorífera pode acompanhar esses sintomas.

Quais são as causas da balanite?

Homens não circuncidados têm maior probabilidade de ter balanite. A falta de higiene pode contribuir para esta doença quando a área sob o prepúcio não é lavada regularmente e as bactérias se acumulam. Algumas condições médicas subjacentes também podem aumentar o risco de balanite, especialmente diabetes mellitus. Certos produtos químicos na forma de géis e sabonetes, quando entram em contato com a glande do pênis, podem causar uma alergia, chamada balanite alérgica. Certas infecções, especialmente infecções por fungos, podem causar balanite.

Balanite não é necessariamente uma doença sexualmente transmissível (DST); no entanto, você pode ter sintomas semelhantes, por exemplo, coceira e vermelhidão.

Como a balanite é diagnosticada?

Normalmente, o médico será capaz de diagnosticar a balanite com base em uma série de perguntas, na história e no exame físico do paciente. Geralmente, nenhum teste adicional é necessário. Se o médico suspeitar que a balanite é causada por uma condição médica subjacente, o paciente pode precisar fazer um exame de sangue.

Tratamento

Primeiro, a causa subjacente é determinada e o tratamento é direcionado contra o motivo da doença. Se houver infecção, o medicamento tópico apropriado pode ser usado. Se é uma questão de higiene, mude os hábitos diários. Os meninos podem precisar de instruções sobre como retrair e limpar o prepúcio.

Os medicamentos ideais dependerão da causa subjacente da balanite. Por exemplo, um creme antifúngico tópico será prescrito se houver uma infecção por fungos ou um antibiótico se houver suspeita de celulite ou infecção bacteriana da pele. Em situações refratárias ou repetidas, o médico pode sugerir a circuncisão como uma forma possível de prevenir novas infecções, removendo o prepúcio que o cobre.

Isso pode ser evitado?

O risco de balanite pode ser reduzido com higiene adequada, mas nem todas as balanites podem ser prevenidas dependendo da causa subjacente. A circuncisão foi recomendada como uma forma de prevenir ou reduzir o risco de balanite em pacientes com episódios múltiplos.

Precisa de ajuda? Consulte o profissional no chat.

Consulte agora mediQuo

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta