Gravidez após ligadura trompas. Ginecologia, Doutor, Seu amigo médico. Bate-papo médico.

Posso engravidar se tenho as trompas ligadas?

A laqueadura é um método de esterilização permanente, que consiste no fechamento das trompas de Falópio que conectam os ovários ao útero, por meio de cirurgia. É realizado em consultório, dura cerca de trinta minutos, pode ser feito com anestesia geral ou parcial e não deixa sinal no corpo da mulher.

Mas… Depois, há possibilidade de gravidez?

A ligadura é realizada com certos dispositivos cirúrgicos, como clipes ou anéis, e com técnicas específicas de corte cirúrgico, como a laparoscopia.
Outro método para realizar a laqueadura é a oclusão dos tubos por meio de uma espiral colocada no ponto onde estes se conectam aos óvulos; Isso é chamado de procedimento histeroscópico.

A resposta é que há uma possibilidade mínima de gravidez, especificamente 1 em 200 casos durante o primeiro ano e 1,8% após o quinto ano.
Também foi clinicamente observado que a maioria das gestações que ocorrem após a laqueadura são ectópicas. Isso significa que eles não são devidos ao aninhamento do óvulo no útero, mas nas próprias trompas de Falópio.

Uma das razões pelas quais uma gravidez pode ocorrer após a laqueadura é que uma pequena fístula permanece após o procedimento, portanto, é recomendado não ter relações sexuais desprotegidas por algumas semanas após a intervenção.

Gravidez ectópica

Nesses casos, o esperma poderia fertilizar o óvulo nas trompas, mas não chegaria ao útero, devido à ligadura, o que resultaria em uma gravidez ectópica, na qual o óvulo receberia nutrição insuficiente.

Se a mulher perceber sintomas de gravidez após uma laqueadura, ela deve fazer um teste o mais rápido possível e se for positivo, colocar-se nas mãos de seu médico rapidamente para evitar problemas mais sérios que possam surgir.

Os sintomas claros de gravidez ectópica são:

  • Dor abdominal e cólicas
  • Dor na região lombar
  • Sangramento vaginal
  • Desmaio
  • Tontura
  • Dor forte nos ombros

Apesar de tudo o que foi dito, não é preciso ser alarmista: as possibilidades de gravidez são mínimas e é um método ideal para mulheres que têm a certeza de que não querem ter mais filhos.

Bons hábitos após uma laqueadura tubária

Após a laqueadura, é aconselhável ter hábitos de vida saudáveis ​​para evitar consequências indesejáveis.

  • Não faça exercícios físicos fortes nem levante pesos pesados.
  • Uma alimentação normal é a mais indicada, sem se privar de nada, mas de tudo na medida certa.
  • Não tome banhos de hidromassagem durante os primeiros dias, mantenha as áreas de incisão secas.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta