Dicas para mães de primeira Blog MediQuo

Dicas para mães de primeira viagem que estão retornando ao trabalho

Quando nos tornamos mães, uma nova versão de nós mesmas de repente se abre diante de nós: a de cuidadoras. Ter um ser indefeso e totalmente dependente diante de nós é um grande desafio e uma grande responsabilidade. Devemos cuidar de seus cuidados e cuidar de todas as suas necessidades: alimentação, segurança, sono, etc. Para isso, as mamães têm alguns meses de licença-maternidade, nas quais quase todo tempo gira em torno daquele novo ou recém-chegado que é uma grande alegria, mas é uma grande mudança na nossa rotina.

Retomar a rotina pode ser um desgaste físico, emocional e psicológico para qualquer nova mãe, neste artigo damos-lhe algumas dicas para tornar o encarar aquele momento mais suportável.

Nosso bebê está nos conhecendo e nós o conhecendo e é uma questão de tempo para se adaptar à nova realidade. Mas, claro, o tempo está passando, nosso bebê está crescendo e chega aquele momento em que nosso papel de “mãe” deve ser combinado com o retorno ao mundo laboral.

A volta ao trabalho dependerá, até certo ponto, da idade do seu bebê quando você regresar ao trabalho, das horas que você passa longe e se ele se alimenta de leite materno ou artificial.

Dependendo das necessidades, do tipo de trabalho que faz e da jornada de trabalho que realiza, o regresso será mais ou menos “traumático”, para si, para o seu bebé e para quem ficar ao seu cuidado.

É comum que isso nos afete emocionalmente ou tenha sentimentos mistos: por um lado você quer voltar à carga e desconectar um pouco de choro, fraldas, mamadeiras, mingau, etc., por outro há a tristeza que pode gerar pensar que você abandona seu pequeno.

Dicas para lidar com o retorno ao mundo do trabalho

Alguns dias antes de começar a trabalhar, explique ao seu bebê que você deve voltar a ser “quem era” e realizar seu trabalho, e que isso será bom para você: ser você novamente (recuperar sua autonomia e profissão) e não apenas a “mãe de”, bem como interagir com os colegas novamente fora da maternidade,  quanto à independência económica.

Recomenda-se também abrir espaços em que você deixe seu bebê com a pessoa que será responsável por seus cuidados. Isso dará segurança ao cuidador e, assim, assumirá responsabilidades. O ideal é que esse tempo se estenda gradualmente, para que tanto o seu bebê quanto você aprendam que podem estar longe sem deixar de se amar e o reencontro é tomado com mais desejo.

Recomenda-se explicar ao bebê que a mãe irá trabalhar e depois voltará, que ela não o deixará sozinho e que ele estará seguro: no dia em que você começar a se despedir naturalmente (não importa o quão pequeno ele seja e mesmo que você ache que ele não vai entender), não saia secretamente ou aproveite o fato de que ele está distraido. Explique que você vai trabalhar por algumas horas, com quem você vai ficar e que você vai voltar depois do almoço ou lanche (os bebês não entendem horas, mas sim rotinas).

Não prolongue a despedida, ou seja, dizendo adeus várias vezes, voltando a entrar.. Transmita segurança, paz de espírito e confiança com um sorriso que você verá novamente quando retornar.

Pode ajudar deixar um objeto de conforto, como por exemplo, o seu cobertor favorito, um bicho de pelúcia ou um lenço de papel que cheira a você.

Descarte quaisquer sentimentos de culpa que surjam, e repita para si mesmo que é melhor para sua família e para você, e que deixar seu bebê em casa enquanto você desenvolve o que também é sua vida, têm aspectos positivos.

Se você quiser manter a amamentação

No caso de você precisar extrair leite para dá-lo nas horas que você está fora, você pode começar um par de semanas antes (para acostumar a mama à forma de extração e ter uma pequena reserva, porque no início sai menos quantidade).

Recomenda-se dar-lhe uma chance antes de sair para o trabalho, ainda que tenha poucas horas da última mamada. Aproveite a oportunidade para explicar que você vai sair, e você vai dar-lhe novamente quando você voltar.

Há bebês que só querem o leite que sai do peito e preferem não beber nada enquanto a mãe está fora, digamos que eles entrem em greve de fome. Não se deixe sobrecarregar por essa atitude ou forçá-los a beber garrafa. Quando você voltar, ele compensará sugando mais.

Se o seu bebé já tem seis meses de idade, pode introduzir alimentação complementar na sua ausência e oferecer, por exemplo, cereais (não precisam ser comprados prontos, você pode oferecer: arroz cozido com azeite) ou fruta.

Cada mãe tem que fazer o seu processo e tomar a melhor decisão para o seu caso, tentando evitar conselhos que não fornecem, será mais fácil e suportável a adaptação tanto do bebê, quanto de todo o seu ambiente, se você agir com a certeza de que está fazendo o que deve e o que pode, sem negligenciar tanto o seu bebê quanto a si mesma.

Você precisa discutir sua situação com um especialista? Consulte no chat!

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta