Alimentação e gravidez. MediQuo

¿Quais alimentos deve evitar durante a gravidez?

A principal recomendação nutricional para todas as futuras mães é seguir uma dieta variada e suficiente para atender a todas as necessidades nesta fase. Isso significa comer de tudo, exceto alguns alimentos específicos que podem representar um risco para a mãe e o bebê. A Dra. Auris Andrade nos conta quais são e por quê.

Existem alguns alimentos mais suscetíveis a conter microorganismos que podem afetar você e seu bebê; mencionarei 10 grupos:

Leite cru e todos os laticínios não pasteurizados; ferver não é suficiente, a única maneira de garantir que seja seguro é comprá-los pasteurizados, pois podem conter bactérias como Salmonella, E. coli, Listeria, Campylobacter, entre outras que causam doenças.

Em relação aos queijos (brie, feta, camembert, roquefort), devido ao maior risco de contaminação por bactérias, é importante que tenham o selo de que são fabricados com leite pasteurizado.

Peixes crus ou defumados; têm mais chances de conter parasitas ou bactérias do que alimentos preparados com peixes cozidos.

Frutos do mar crus ou mal cozidos, como camarões, lagostins, ostras, amêijoas, mexilhões e ostras, devido ao risco de infecção por anisakis (um parasita que vive no trato digestivo de peixes).

Certos tipos de peixes também não devem ser consumidos devido ao alto teor de mercúrio (atum vermelho, tubarão, peixe-espada, cavala-real e lucio); os demais peixes são benéficos por conterem proteínas e nutrientes como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Carnes cruas; ao não serem bem cozidas, há o risco de toxoplasmose (causada por um parasita chamado toxoplasma gondii), como é o caso de carpaccios.

Quanto aos embutidos (chorizo, salame, salsichão, mortadela, fuet, etc.), devem ser consumidos bem cozidos.

Evite consumir ovos crus devido ao possível risco de salmonelose (causada pela bactéria salmonela), como em maioneses caseiras e merengues.

As verduras, embora sejam parte essencial de uma alimentação saudável durante a gravidez, devem ser manuseadas corretamente antes do consumo para evitar possível contaminação por toxoplasmose (que pode estar presente no solo onde são cultivadas).

Broto e germinados crus (alfafa, rabanete, soja ou trevo) são propensos a serem contaminados com bactérias como E. Coli e Salmonella; devem ser cozidos antes do consumo.

Por último, as algas, devido ao seu alto teor de iodo, devem ser consumidas de forma muito moderada.

Além disso, é recomendável evitar completamente o consumo de bebidas alcoólicas. Seu consumo está associado a um aumento do risco de aborto, parto prematuro, baixo peso ao nascer e complicações no parto.

Recomenda-se limitar o consumo de bebidas que contenham cafeína, teína ou estimulantes. No caso de café ou chá, pode ser limitado a uma xícara por dia.

*Conselho validado pela equipe médica da mediQuo.

Tem dúvidas? Consulte no chat!

Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta