Estou grávida, quais exercícios posso praticar?

Muitos de vocês nos perguntam se durante a gravidez é recomendado praticar esportes, pois a resposta é sim, porém vamos qualificar que tipo de treinamento é mais recomendado e, também, aqueles que são menos recomendados. Obviamente, a prática de exercícios, antes, durante e depois é saudável para você e seu futuro filho. Entretanto, é importante saber que durante os 9 meses que você estará grávida, você deve evitar cargas de peso e exercícios aeróbicos intensos. O treinamento que você faz vai ajudá-la a ganhar maior elasticidade, melhorar a resistência física e fortalecer a área pélvica. Além disso, você controlará o excesso de peso e definirá sua massa muscular. De acordo com vários estudos, praticar esportes pelo menos 2 vezes por semana pode reduzir o risco de complicações como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

O que devo ter em mente quando estou grávida?

Especialistas recomendam praticar um esporte que você gosta, pois também vai ajudá-la a combater alguns dos sintomas mais frequentes na gravidez, como por exemplo, a fadiga, a insônia, as câimbras ou dor lombar. É importante saber que:

  • Ao optar por exercitar-se durante a gravidez, você deve realizar atividades físicas cerca de duas vezes por semana e com um ritmo moderado;
  • A barriga vai crescer, portanto, mude a rotina de exercícios à medida que você adiciona semanas;
  • Você deve aprender a respirar bem, você vai precisar deste hábito para o parto;
  • Você tem que beber água, antes, durante e no final do seu treino.

Quais exercícios posso praticar?

Entre os recomendados pelos educadores físicos e profissionais do esporte destacamos:

  • Natação: você pode se mover como um peixe na água, apesar do peso que você vai ganhar na gravidez. É um excelente exercício cardiovascular e o melhor de tudo é a sensação de flutuar.
  • Bicicleta ergométrica: em um ritmo moderado, não mais do que 20 minutos e sem esquecer de beber muita água, já que nesse tipo de exercício se perde e devemos repô-la.
  • Pilates: é um dos mais recomendados porque você vai aprender a fortalecer toda a sua parede abdominal e reduzir a dor nas costas. Você aprenderá a controlar sua respiração e manter seu equilíbrio.
  • Caminhada: o esporte por excelência das gestantes, é recomendada a prática de cerca de 30 minutos por dia. Pouco a pouco você vai pegar o ritmo e o gosto para andar.
  • Kegel: com exercícios de contração muscular você fortalecerá o assoalho pélvico e conseguirá prevenir a incontinência urinária durante a gravidez e o pós-parto. Esses exercícios facilitarão o parto e aumentarão seu nível sexual. Recomenda-se praticá-los desde o início, pois dessa forma você chegará ao terceiro trimestre com tudo o que foi aprendido.

É recomendado evitar esportes de risco ou de contato, como futebol, basquete, patinação e exercícios, como por exemplo, agachamentos ou abdominais.

 

 

Qual ritmo devo seguir durante a gravidez?

Dependendo do seu nível de treinamento, você poderá fazer alguns exercícios melhor do que outros, sempre opte pelo que você mais gosta e se sinta confortável. Se você não praticou exercício antes da gravidez, é preciso ter paciência, pois você vai entrar no ritmo pouco a pouco. Aprenda a ouvir seu corpo, agora não é só você, mas sim dois. Portanto, se um dia você estiver cansada e quiser descansar, aproveite e relaxe, você vai retomar no dia seguinte. Caso tenha uma gravidez de risco, descanse e siga as instruções do seu obstetra.

Se durante seus treinos você notar contrações, sangramento vaginal ou pressão alta, pare de realizar sua rotina de exercícios imediatamente. Além disso, se você notar tontura, falta de ar ou palpitações a um ritmo muito acelerado, é recomendável que você comunique o seu médico, e não reinicie o exercício até que você tenha sido avaliada pelo seu obstetra.

Uma vez terminado seu treinamento, você não deve se esquecer dos alongamentos, pois são tão importantes quanto o resto. Lembre-se que seu obstetra deve saber do seu ritmo de treinamento e, assim, ele será capaz de dizer-lhe se você pode dar continuidade.

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta